A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
Safari Navegador desenvolvido pela Apple, exclusivamente para plataforma Mac Os X, lançado em janeiro de 2003. Seus principais diferenciais, em relação aos demais browsers existentes no mercado, são: a função Snap Back que permite ao usuário retornar diretamente à página inicial de um site, depois de ter navegado diversas outras nesse mesmo endereço; integração com o mecanismo de busca Google, possibilitando ao usuário procurar palavras a partir do navegador e, como recurso opcional, um bloqueador automático de janelas pop-up. Por ainda estar na versão beta, apresenta um botão denominado bug, para que o internauta possa remeter erros e problemas de leituras encontrados e remetê-los diretamente à Apple.
Sala de Bate-papo Espaço virtual na Internet que reúne pessoas, comumente identificadas por nicknames, para trocar, em tempo real, mensagens escritas sobre os mais diversos assuntos. V. Chat.
Sala de discussão Espaço virtual na Internet que reúne pessoas para discutir sobre um tema específico. V. Newsgroup.
Scanner Periférico usado para digitalizar imagens e textos impressos.
Screen Saver [Ing.] V. Protetor de tela.
Script Conjunto de comandos e parâmetros escritos numa determinada linguagem de programação para a execução automática de tarefas.
Script Kid [Ing.] Designação dada ao indivíduo que, mesmo sem grande conhecimento técnico, tenta invadir sistemas utilizando-se de scripts e programas como os sniffers.
Scrolling [Ing.] V. Barra de Rolagem.
SDH [Sigla em inglês para Synchronous Divison Hierarchy] (Divisão hierárquica síncrona) Padrão internacional de multiplexação para transmissão de dados em áudio e vídeo em alta velocidade (até 10 Gbps), desenvolvido por um grupo de estudos do CCITT, a partir de 1984, com o objetivo de permitir a conexão entre máquinas de diferentes fabricantes.
Search Engine [Ing. ]. O mesmo que mecanismo de busca.
Semantic Web [Ing.] V. Web semântica.
Semicondutor Designação dada a substâncias, cuja capacidade de conduzir a corrente elétrica situa-se no meio termo entre boa e má. P.e. Silício.
Senha Palavra usada por um usuário na seqüência de um login para acessar o servidor de uma rede. V. Password
Senha frágil Designação para senhas óbvias como data de nascimento, casamento, números de telefone ou seqüências como 1, 2, 3 ou A, B, C, que por isso mesmo, pode ser facilmente descoberta por hackers ou crackers.
Serial [Ing] (Em série). Na transmissão de dados, diz-se quando a informação é enviada bit por bit. Cf. Paralelo.
Servidor Computador central, em uma rede, responsável pela administração e fornecimento de programas e informações aos demais computadores a ele conectados. O mesmo que host.
Servidor Proxy Servidor que intermedeia o tráfego entre o servidor principal e o cliente, controlando acessos. Um servidor proxy otimiza o desempenho da rede, pois armazena páginas freqüentes em cache. Pode ainda filtrar solicitações de acesso. Tem como principal objetivo, proteger a rede contra ataques externos. V. Firewall.
Set Top Box [Ing.] Decodificador que converte sinais digitais em analógicos, permitindo que televisores convencionais possam transmitir imagem e som, com qualidade digital.
Seti [Sigla em inglês para Search for Extraterrestrial Intelligence). Projeto desenvolvido pela Universidade de Berkley, na Califórnia (EUA), que utiliza o conceito de computação de grade para analisar sinais de um radiotelescópio em busca de vida extraterrestre. O projeto conta com a participação de cerca de 2 milhões de colaboradores que disponibilizam seus computadores. O Seti utiliza um software que funciona como uma tela de proteção, quando essas máquinas se mantêm ociosas. Graças a essa condição, consegue manter a média diária de 12 trilhões de cálculos matemáticos.
SGML [Sigla em inglês para Standard Generalized Markup Language]. Sistema que especifica o conjunto de regras para criação de linguagem de marcação, desenvolvido e padronizado pelo ISO em 1986.
Shareware [Do inglês Share = parte + (soft)ware]. Parte de um programa de computador distribuído gratuitamente por seu autor. Alguns têm prazo limitado de uso, outros não. Para obtê-los integralmente o usuário deverá enviar um pagamento a seu autor.Cf.Freeware.
Shell [Ing.] (Concha) Parte de um software responsável pela comunicação entre o usuário e o sistema operacional.
Shockwave Programa que permite visualizar arquivos de multimídia interativa em páginas da Web.
Shortcut V. Atalho.
Shortcut Key V. Tecla de atalho.
Silício Elemento químico de número atômico 14, largamente utilizado pela indústria eletrônica, para fabricação de chips, devido as suas qualidades como semicondutor. É, depois do oxigênio, o elemento mais abundante na Terra.
Silicon Valley V. Vale do Silício.
Sircam Worm que vem anexado a uma mensagem de correio eletrônico, geralmente com uma mensagem em inglês ou espanhol, iniciada por “Hi ! how are you ?” ou “Hola, como estás?”. Ao contaminar um computador, replica-se enviando mensagens infectadas para todos os endereços eletrônicos armazenados no Outlook. Em sua ação nociva, apaga dados do disco rígido: sistema operacional e arquivos.
Sistema Operacional Programa que gerencia as funções básicas de um computador, armazenamento e recuperação de informações. Ex. Windows, da Microsoft, Macinstosh da Apple e Linux.
Site [Ing.] (Sítio). Conjunto de documentos escritos em linguagem HTML, pertencentes a um mesmo endereço (URL), disponível na Internet. Erroneamente é empregado como sinônimo de homepage. Cf. Homepage.
Site de Busca Site que funciona como um grande catálogo de endereços da Internet, oferecendo aos seus usuários o serviço de pesquisa para os mais diversos temas, por meio de palavras chaves. O mesmo que mecanismo de busca ou ferramenta de busca. Ex. Cadê, Yahoo! e AltaVista. Cf. Metabuscador.
Site espelho [Do inglês, Mirror Site].Duplicata de um site. Cada cópia é hospedada em provedores distintos, dividindo acessos com o site original. O objetivo deste recurso é tornar os acessos mais rápidos e reduzir o tempo de transferência de arquivos para os usuários.
Six/Four [Ing.] (06/04). Software, cujo desenvolvimento é atribuído a hackers adeptos ao hacktivismo, que permite a construção de um canal privado e sigiloso da máquina de um usuário para um servidor de sua confiança, para transmissão de mensagens sem deixar rastros. O nome é uma referência explícita à data de 4 de junho de 1989, quando ocorreu um massacre de civis da Praça da Paz Celestial, na China. A exemplo do Camera/Shy, é destinado a internautas residentes em países onde, por motivos políticos ou religiosos, as autoridades governamentais impõem censura ao acesso à Internet e ao conteúdo de mensagens eletrônicas.
SLIP [Ing. Sigla para Serial Line Internet Protocol]. Protocolo para transmissão de pacotes de dados TCP/IP, que permite o acesso discado à Internet de uma estação de trabalho ou computador pessoal, por meio de modem e linha telefônica.
Slot [Ing.] (Ranhura, fenda). Soquete que permite a conexão de placas de expansão nos computadores.
Smart Phone [Ing.] (Telefone Inteligente). Telefone celular, que opera no padrão GSM, desenvolvido para receber mensagens de correio eletrônico, fax e telas de Intranet.
Smiley [Ing.] (Sorridente). V. Emoticons.
SMS [Ing. Sigla para Short Message Service] (Serviço de Mensagens Curtas). Tecnologia que permite o envio de mensagens escritas, com um máximo de 160 caracteres, por meio de telefones celulares.
SMTP [Sigla em inglês para Simple Mail Transfer Protocol]. Protocolo integrante do TC/IP utilizado para o envio de correio eletrônico.
SNA [Sigla em inglês para Systems Network Architeture] (Sistema de Arquitetura de Rede). Conjunto de protocolos de redes, desenvolvido pela IBM em 1974, para permitir que seus diferentes modelos de computadores trocassem e processassem dados.
Snail Mail [Ing.] (Correio caracol). Termo, de natureza irônica, utilizado pelos usuários da Internet para referir-se ao correio convencional devido à sua lentidão se comparado à velocidade do correio eletrônico.
Snap Back [Ing.] (retorno imediato). Recurso exclusivo do navegador Safari, desenvolvido pela Apple, que permite ao usuário retornar imediatamente à página inicial de um site, depois de ter navegado diversas outras nesse mesmo endereço.
Sniffer [Ing. Ver. To Sniff (Farejar)] (Farejador). Programa que monitora o fluxo de dados numa rede.
SO [Sigla para Sistema Operacional] V. Sistema Operacional.
SOAP [Sigla em inglês para Simple Object Acces Protocol] (Protocolo Simples de Acesso a Objeto). Protocolo baseado na linguagem XML, que permite a troca de mensagens num sistema Web Service.
Software [Ing. Soft = suave ware = utensílio]. Termo cunhado por analogia a hardware. Conjunto de instruções, programas e dados a eles associados, empregados durante a utilização do computador. O mesmo que programa ou aplicativo.
Sonet [Ing. Syncrhonous Optical Network] (Rede Óptica Síncrona). Padrão de transmissão de dados, por fibra óptica, a velocidades entre 51 Mbps a 2,4 Gps.
Source code [Ing.] V. Código fonte.
Spam Mensagem não solicitada enviada por correio eletrônico a um grande número de destinatários, contendo correntes, publicidade, material pornográfico, propostas de enriquecimento fácil, pedidos de ajuda para pessoas necessitadas, histórias absurdas etc.
Spammer Indivíduo que envia spams.
Spamming Ato de enviar spams.
Spider [Ing.] (Aranha). Programa automatizado, que pesquisa o conteúdo dos sites na Intenet com o objetivo de catalogar informações para os mecanismos de busca.
Spoofing [Ing. Spoof ] (Enganar). Técnica sofisticada utilizada por hackers e crackers que os permite acessar sistemas controlados passando-se por pessoa autorizada a fazê-lo.
SPX [Ing. Sigla para Sequenced Packet Exchange] (Intercâmbio Seqüencial de Pacote). Protocolo que assegura o correto recebimento dos dados em redes NetWare.
Spyware [Ing. Spy (espião) + ware (utensílio)] Programa que vem oculto a um outro baixado da Internet, sem que o usuário tenha conhecimento. Uma vez instalado, sempre que o computador estiver conectado à rede, passa a exibir anúncios pop-up, além de enviar ao remetente informações sobre os hábitos de navegação do usuário. Para livrar-se de qualquer acusação de ilegalidade, os criadores de programas que levam oculto um spyware, comunicam sua inclusão, no contrato de uso. No entanto, contam com o fato de que esses contratos, não raro são extensos, e por isso mesmo, são freqüentemente ignorados pelo usuário. A proteção contra essa intrusão se dá por meio de firewalls ou softwares removedores de espiões. V. Adware, ZoneAlarm e Ad-aware.
SSL [Sigla em inglês para Secure Socket Layer]. Protocolo desenvolvido pela Netscape para assegurar a transmissão de dados, em transações comercias na Internet.
Star Network [Ing.] V. Topologia em estrela.
Startup Screen [Ing.] V. Tela de Abertura.
Status [Lat.] (Modo de estar, estado). Termo usado para referir-se à condição, situação, em um determinado momento de um programa, um sistema operacional, canal de comunicação, rede de computadores, servidor, etc.
Status Bar [Ing.] V. Barra de Status.
Streaming [Ing.] (Fluxo contínuo). Tecnologia para envio de áudio e vídeo pela Internet, permitindo ao usuário ver e ouvir o conteúdo, a medida que o arquivo é transferido. Possibilita, entre outras, a transmissão ao vivo de programas de rádio ou televisão. Para utiliza-los é necessário programas específicos como Real Player e Windows Media Player, produzidos pela Real Networks e Microsoft, respectivamente.
Stuffit Programa para compactação de arquivos para sistema operacional Macintosh. Extensão .sit.
Style Sheet Arquivo com comandos CSS. Sua extensão é: .css.
Sumit [Ing.] (Submter). Comando de linguagem HTML que define a criação, em uma página web, de um botão, que quando acionado, permite o envio de dados para um website.
Surfar O mesmo que navegar na Internet.
Sysadmin [Ing. Acrôn. System Administrator ] (Administrador de Sistema). Profissional responsável pela administração do uso de uma rede de computadores. Figuram entre funções, atribuir contas e senhas para os usuários, determinar os espaços disponíveis no disco rígido e definir os níveis de acesso ao sistema.
Sysop [Ing. acrôn. Sys(tems) Op(erator)] (Operador de Sistema). Profissional responsável pela manutenção e operação de um BBS ou provedor de acesso à Internet.



© 2001-2014 DicWeb-Dicionário de Informática - Todos os direitos reservados.
A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z
Alfanum | Domínios | Emoticons | Sugestões | Início